Equipamento X Fotografia de Shows

Equipamento x Fotografia de Shows

Fazer boas fotos não é sinônimo de ter o melhor equipamento. Eu sempre bato nesta tecla.
Esta foto foi feita com uma câmera básica, destas que trocam de lente. É uma câmera de 2005, ou seja, já se foram 8 anos de tecnologia. E como evoluímos, não?

Pra você que acha que o próximo lançamento vai resolver os seus problemas, fica aqui a dica: o que resolve mesmo é o seu conhecimento. Pode ser no manuseio da câmera e equipamentos, ou na pós produção da imagem (photoshop, lightroom, etc).

Sabe qual lente foi usada aqui? A lente do kit. Aquela básica que todos falam que “não presta”. Presta sim, pra muita coisa.

Ah, mas pra fotografar shows é preciso ter uma lente clara (que permite uma grande abertura) e a lente do kit é uma lente escura. Eu concordo. Seria a situação ideal. Mas, se você não tiver a tal lente clara, vai deixar de fotografar? Vai perder a chance de fazer um portfolio bacana?

Não dependa do equipamento que você não tem. Faça o que puder com o que está ao seu alcance.

A ideia é tirar leite de pedra. Aí você cria mecanismos internos para criar soluções diante das adversidades. Isto te tornará um fotógrafo mais completo!

Nesta foto, tinha que usar o máximo de abertura possível. Como estava em 55mm, a abertura máxima era f/5.6. Foi a que escolhi.
Tinha então que definir a velocidade do obturador. Escolhi 1/125 por ser rápida o suficiente para congelar alguns movimentos mais lentos e lenta o suficiente para deixar rastros de movimento na ação do Toni Garrido (vocalista do Cidade Negra).
Por fim, foi necessário elevar o ISO até 800 para que conseguisse ter uma foto com a correta exposição. Naquela época, ISO 800 já apresentava um bom ruído na imagem. Acho que o ruído equivalente hoje seria em ISO 3200. O ruído foi tratado na pós produção pra foto ficar apresentável! 

Entendeu? Então vai lá! Deixa de preguiça, pega a SUA câmera e vamos praticar!!

Ah, ainda precisa entender melhor o básico da fotografia?
Confira o site www.canaldafoto.com.br. 😉