20 dicas para quem quer viver de música

Recebi hoje um e-mail de uma rara representante do sexo feminino interessada em comprar o meu livro de mixagem.
Ela disse que está começando sua carreira na música e acabei por respondê-la com alguns conselhos que ela poderá (ou não) usar nesta caminhada.

No meio do caminho comecei a pensar que aquela resposta poderia virar um artigo aqui do blog. Preparei então uma versão ampliada, com 20 dicas do que ouvi, vivi e refleti ao longo dos meus mais de 15 anos na música:

1) Trabalho ruim, com cantor ruim, músicos ruins… cobre bem. Você terá dor de cabeça.
2) Trabalho bom, que realmente pode ter dar projeção ou uma bagagem de aprendizado enorme no seu início de carreira, se for necessário, até trabalhe de graça.
3) Trabalhe sempre dando o seu melhor. Seja pro cliente pequeno/ruim ou para o gigante/bom. Pra perder uma boa reputação basta um cliente insatisfeito.
4) O cliente tem sempre razão, mas nada é imutável. Tenha bons argumentos.
5) Educação e respeito com todos os profissionais e pessoas envolvidas no seu cotidiano… mesmo aquelas que você acha que só verá uma vez na vida. O mundo dá voltas.
6) Ponha-se sempre no lugar do outro. Todo mundo gosta de elogios, mesmo quando erram.
7) Descobrir e apontar erros faz parte da profissão. Tenha cautela. Os egos estarão sempre inflados.
8) Cobre o justo ou faça de graça. Cobrar pouco desvaloriza o mercado e você nunca mais conseguirá aumentar o preço com aquele cliente.
9) Trabalhar naquilo que ama é muitas vezes confundido com diversão. Divirta-se, mas seja profissional.
10) Músicos, roadies, mixadores, masterizadores, etc – Vocês são profissionais. Cheguem em reuniões, ensaios e shows sempre na hora combinada.
11) Cumpra sempre o combinado. Se você tem que “tirar” 3 músicas para o próximo ensaio… faça isso!
12) Se você irá participar de uma gravação esteja preparado. Treine, pratique, estude!
13) Não, não conserte depois. Toque/cante direito agora.
14) Se você é músico de palco e só vive de shows deve achar que irá conseguir gravar bem no primeiro take. Não, não vai.
15) Todo músico deveria aprender a se escutar. Grave no seu celular. Aprenda a gravar no computador. Treine música se escutando. Você vai evoluir 5 anos em 1 mês.
16) Se você quer viver de gravação, treine tocar com metrônomo. Se você quer ser um músico top de shows, pratique e grave com metrônomo.
17) Se pretende ser um mixador (ou masterizador) evite escutar som alto demais por muito tempo. Do contrário, perderá mais rapidamente a capacidade de perceber as altas frequências.
18) Se você quer viver da sua banda, saiba que banda não é família. Banda é uma empresa com sócios que são seus amigos. Como toda empresa, o trabalho precisa ser dividido por igual para não sobrecarregar ninguém. Cada um faz aquilo que melhor sabe fazer… ou aprende.
19) Não é porque você é músico que o mundo lhe permite falar gírias (que só sua banda entende), palavrões e outras grosserias. Lembre-se: Gentileza gera gentileza.
20) Deixa de preguiça! ESTUDE! Pesquise. Uma busca pelo google normalmente te dará todas as respostas de suas dúvidas. Se você tem preguiça pra aprender aquilo que ama, talvez esteja no caminho errado.

Um abraço,

Daniel Farjoun
www.musilab.com.br
www.danielfarjoun.com